Sempre espero com ansiedade a abertura das flores desta minha Cattleya lueddemanniana forma coerulea. Suas flores são grandes para a espécie e saltam aos olhos. Eu e minha esposa gostamos muito do tom coeruleo (azulado) das orquídeas.

A Cattleya lueddemanniana tem-se desenvolvido bem em meu orquidário. Ela fica em local com boa luminosidade o ano inteiro, mais próximo da entrada o orquidário, onde recebe mais vento. Outras Cattleya que coloquei neste local desidratam fácil, entretanto a C. lueddemanniana se mantém firme, pois ela é originária de região com menas humidade quando comparado a outras Cattleya. Essa espécie floresce assim que o bulbo amadurece, antes de lançar as raízes novas.

Geralmente esta é a primeira C. lueddemanniana que abre aqui em casa, entre julho e agosto. Essa é a terceira floração desta planta. Ela tem produzido dois pseudobulbo por ano. Até o momento, o pseudobulbo que fica maduro no inverno floresce. O pseudobulbo que começa a crescer na primavera não tem florescido.

Comparado com outras Cattleya unifoliadas, a C. lueddemanniana é mais baixa, compacta, com crescimento comportado e flores grandes em relação a planta. Nesta floração de 2019, de pétala a pétala, a flor mediu 15cm.

Cultivo em vaso de plástico, com pedrisco e bokashi. De vez em quando faço adubação química. O meu orquidário está sob um telado sobrite 50%, sendo que no nos meses de verão coloco mais um sombrite de 50%, devido ao calor. Esta planta está em vaso de 16cm. Veja detalhe do cultivo:

C. lueddemanniana coerulea - cultivo

A minha C. lueddemanniana forma coerulea foi adquirida do Orquidário Carlos Gomes, especializado em produção de orquídeas espécies.

Sobre esta espécie achei um artigo muito interessante sobre as Cattleya venezuelanas, escrito por Jahn Pahl, Geraldo Castiglione e Rafael Vaamonde, vale a pena conferir.

No vídeo abaixo produzido pelo canal “Orquídeas em Ação” há algumas dicas sobre o cultivo da C. lueddemanniana.

 

Espero que gostem deste meu relato sobre o meu cultivo desta planta.

C. lueddemanniana coerulea 01